no

Tipos de bombas agua e características

Tipos de bombas e características:

Vamos falar de bombas agua e seria bom esclarecer algo antes de entrarmos neste mundo. Há vários significados para a palavra bomba, ou melhor, podem ser utilizados em diferentes sistemas. Uma delas é a máquina que transfere energia ou executa a acção de bombear fluidos inalterados em densidade.

Ver todas as Bombas de agua

Outro termo que corresponde à palavra bomba são os compressores onde a pneumática é aplicada. Outras vezes, estas máquinas bombeiam outros fluidos, como no caso das bombas de vácuo ou bombas de ar e este seria outro significado. Sem mais delongas, vejamos os diferentes tipos de bombas e como funcionam.

Bomba hidráulica ou bomba de água

A bomba agua hidráulica transforma a energia mecânica na energia de um fluido incompressível, ou seja, não se altera na densidade. Quando dizemos fluido, estamos a falar de líquido, mistura ou mesmo sólido.

Quando a energia aumenta, também aumenta a pressão do fluido, a sua velocidade e/ou a sua altura.

Em relação a isto, fazemos uma pequena referência.

Estes elementos mencionados estão relacionados pelo princípio de Bernoulli que descreve o comportamento ao longo de uma linha de racionalização de um líquido.

A bomba hidráulica, na sua maioria, procura aumentar a pressão de um líquido de uma área de menor pressão para uma área de maior pressão.

Subdivisões das bombas volumétricas
Bombas de pistão recíprocas
Nesta bomba, os compartimentos são fixos mas o volume é variável por um diafragma ou êmbolo. A carga e descarga é feita através de uma válvula de escape que abre e fecha alternadamente e o fluido é descontínuo.

Bombas volumétricas rotativas ou roto-estáticas
Esta bomba encerra o fluido que circula num ou mais compartimentos, desde uma zona de baixa pressão até uma saída de alta pressão.

Bombas rotodinâmicas

O seu funcionamento baseia-se na hidrodinâmica que troca uma certa quantidade de movimento entre a bomba e o fluido. Por sua vez, esta máquina tem lâminas, que são dentes que permitem a entrada de fluidos que geram uma pressão sobre o fluido através da rotação.

Nesta bomba, o fluido é contínuo. Quando o movimento do fluido é perpendicular ao eixo, são chamadas bombas radiais ou bombas centrífugas. As bombas axiais, por outro lado, seguem uma trajectória dentro de um cilindro. Finalmente, no helicocentrífugo ou na diagonal, o fluido vai noutra direcção entre os mencionados.

Bombas hidráulicas de acordo com o accionamento
Comecemos com as bombas eléctricas que são os mecanismos accionados por um motor eléctrico, ao contrário das bombas motorizadas que são accionadas por um motor de combustão interna. As bombas pneumáticas, por outro lado, são conhecidas como bombas de deslocamento positivo e cuja energia é pneumática, como é o caso do ar comprimido.

A bomba hidráulica utiliza a força do líquido como entrada. Por outro lado, a bomba de balancim é o caso perfeito de bombas manuais. Finalmente, a bomba motorizada a diesel é claramente accionada por um tal motor.Sobre bombas de êmbolo.

[the_ad id=”3264″]

O que é uma bomba de sucção?

É um sistema de pressão onde um cilindro contendo um pistão é ligado ao abastecimento de água através de um tubo. Uma válvula bloqueia a saída do líquido, mas não a sua entrada. No interior do pistão, há uma segunda válvula. A acção é executada por uma manivela que faz subir o pistão, aumentando a pressão sob o pistão. A pressão do ar faz subir a água num tubo, a primeira válvula fecha-se e a segunda abre-se. O movimento do líquido continuará enquanto o pistão subir e descer. Dizemos que não pode fornecer uma quantidade constante de água ou fazer o líquido subir acima de uma certa altura.

O que é uma bomba impulsora?
À versão anterior, acrescentamos alguns elementos que servem para melhorar a pressão. A diferença com a bomba do rotor é que, a partir da parte inferior, um tubo liga o cilindro a uma câmara de ar. Desta forma, a pressão exercida sobre a água é muito mais elevada.

Em que consiste uma bomba auto-ferrante?
Quando falamos de escorvamento da bomba, dizemos que está a encher o tubo de aspiração com fluido incompressível para o seu correcto funcionamento, evitando assim as vias de ar no interior da bomba. Por conseguinte, as bombas rotodinâmicas não têm esta qualidade. Ou seja, não são auto-ferrantes. As bombas de deslocamento positivo, por outro lado, são capazes de encher com líquido apesar de terem ar no seu circuito de sucção, razão pela qual se diz que são bombas auto-ferrantes.

Qual é a melhor bomba agua de acordo com a aplicação e localização?

Bombas para fluidos limpos
Oaklan BP 1240 tem uma potência de ½ cavalos e uma velocidade de 3460 rotações por minuto e é capaz de bombear 40 litros por minuto.

O Truper BOAP1 tem ½ potência em cavalos e uma potência de 45 litros por minuto.

Petrul BOAP 1/2P com  3500 rotações por minuto, esta bomba oferece ½ potência e capacidade de 40 litros.

O Truper Pres 1 tem uma potência de um cavalo, bombeia 53 litros por minuto a 3450 rpm.

Bombas de água suja
Surtek BS510 tem 1 cavalo-vapor e fornece 216 litros por minuto a 3350 rpm.

O Stainlees é uma bomba que oferece 1,5 cavalos de potência e pode bombear até 16.500 litros por hora.

A Bacoeng é de plástico e oferece ½ cavalos de potência e tem uma capacidade de 7.500 litros por hora. 2000GPH

Bombas de água submersíveis

Surtek BSL510 fornece 1 cavalo-vapor e um caudal de 208 litros por minuto.

A Aski 191301 tem 1 cavalo de potência e consegue mover 200 litros por minuto a 3.000 rpm.

Homdox 3566 com 1 cavalo-vapor, esta bomba tem uma capacidade de 13.500 litros por hora.

Karcher, esta bomba funciona tanto em água limpa como em água suja. Oferece uma capacidade de 7.000 litros por minuto.

Bomba pneumática

O princípio pelo qual a bomba pneumática funciona é o da bomba de diafragma ou bomba de diafragma duplo. Esta bomba é uma bomba de deslocamento positivo recíproco e funciona da seguinte forma. Os diafragmas elásticos geram o impulso e, sendo flexíveis, criam um volume variável entre a aspiração e a expulsão na câmara de bombeamento. Por outras palavras, aumenta na fase de sucção e diminui na fase de expulsão. Dizemos que é pneumático porque utiliza pressão de ar ou um gás compatível para a acção de bombeamento.

Quais são os benefícios da bomba pneumática?

Uma vez que não possuem vedantes mecânicos ou juntas, não é comum que sofram danos como outros tipos de bombas. Além disso, estas bombas são auto-ferrantes, pelo que não há necessidade de encher o tubo de sucção com líquido para que este funcione. Além disso, a sua manutenção é bastante simples e as suas peças são fáceis de mudar. Por conseguinte, estas bombas são escolhidas pelas indústrias para bombear qualquer líquido. Trabalha em praticamente todas as indústrias, desde ácidos, tintas, solventes, a bebidas, esgotos, etc.

Bomba de vácuo
A bomba de vácuo gera um grande vácuo parcial extraindo moléculas de gás de um volume selado e existem 3 tipos:

Bomba de palhetas rotativa.

São bombas que bombeiam a alta velocidade, são arrefecidas a ar, e são de baixa manutenção e de serviço pesado.

Bomba de diafragma ou bomba de diafragma

Como já vimos anteriormente, esta bomba tem um deslocamento positivo e a operação é através da combinação de um diafragma e válvulas que, de acordo com o movimento do diafragma, abre e fecha. Um caso exemplar é o coração artificial.

Dentro desta bomba podemos encontrar 3 tipos.

No primeiro, o diafragma é dobrado conseguindo o aumento ou diminuição do compartimento. É selado de um lado com líquido e do outro com fluido hidráulico ou ar. As válvulas impedem que o fluxo se mova na direcção oposta.

No segundo, o diafragma não é movido nem por ar nem por óleo, mas por operação electromecânica accionada pela engrenagem do motor.

O terceiro tem um ou mais diafragmas com o líquido em ambos os lados não selado. Quando o volume de um compartimento aumenta, o diafragma baixa, a pressão também baixa, permitindo que o líquido entre no compartimento. Quando o diafragma sobe, o líquido é forçado a sair.

Bomba de canal lateral:

Através de um impulsor, o ar é forçado a seguir um caminho em espiral e exposto a várias acelerações. Desta forma, gera uma pressão diferencial do líquido ou fluido transportado. Foi criado para obras permanentes e trabalha tanto em sucção como em compressão. Este sistema é ideal para instalações de purificação de água, indústria têxtil e todas aquelas que necessitam de gás limpo.

Para evitar qualquer tipo de vibração, a hélice funciona no eixo do motor e as suas peças são feitas de alumínio moldado e estão perfeitamente equilibradas.

Como não funciona com óleos ou qualquer tipo de lubrificante, o ar ou gás aspirado é mantido puro e livre de sujidade.

Bomba de ar

Como o nome sugere, esta bomba é especificamente para trabalhar com ar. O sistema funciona como uma máquina térmica e não hidráulica. Por conseguinte, varia a densidade do fluido à medida que a pressão varia. Geralmente estas são máquinas manuais e quando um motor está envolvido no seu movimento é normalmente chamado compressor.

Como funciona o compressor de pistão alternativo?

Para estes tipos de compressores funciona sobre o princípio de volume variável pela acção de um pistão em compartimentos fixos.

Funciona com uma válvula de escape. O pistão aumenta o volume da câmara e remove a pressão do ar na câmara, devido à sucção, entra no cilindro com a válvula fechada. À medida que o pistão se move, o volume diminui e o ar é comprimido.

As bombas de ar mais populares

Certamente já usou bombas de ar mais de uma vez, quando fornece ar a um pneu na sua bicicleta… É verdade, também são conhecidas como infladores, infladores, etc. A sua função é preencher algum compartimento ou cavidade com ar.

De qualquer modo, como dissemos no início, há muitas bombas e todas elas têm uma função específica. Desde inflar a roda de uma bicicleta ao transporte de água de um sector para outro. A verdade é que a função das bombas gerou um avanço e um recurso indispensável nas áreas industriais.

Catálogo de bombas de água ao melhor preço
As bombas modernas incluem uma bomba centrífuga, uma bomba de fluxo axial, uma bomba a jacto e uma bomba electromagnética, mesmo bombas de água de 12v. e/ou diferentes tensões que são bombas de água de baixo consumo, ultrapassando as bombas manuais de água.

Tipos de Bombas Qual é a Melhor?

Bombas de água de acordo com a sua Fonte de Nutrição e de acordo com a sua Utilização

De acordo com a fonte de nutrição:
Aqui podemos ficar claros que as bombas de combustível são chamadas bombas de motor, que tínhamos mencionado no início deste artigo, tudo vai junto como um puzzle, certo?
E aqui temos as eléctricas, estas bombas de água eléctricas são também conhecidas como bombas eléctricas.

De acordo com a sua utilização e de uma forma mais extensiva podemos mencionar 6 utilizações pendentes e penso que não necessitam de mais explicações:
Bombas de água ou motobombas para águas residuais / águas sujas. Como as bombas de água a gasolina.
>Água limpa.
Pressão. Para casos tais como edifícios ou situações que exijam uma pressão de água mais elevada.
Taxa de fluxo. Geralmente, para serviço pesado e para motobombas.
Jardim.
Submergível. As bombas de água submersíveis são hermeticamente concebidas para fontes de água profundas, poços, cisternas ou bastante difíceis de extrair.

  • Bombas de água de acordo com o seu funcionamento
  • Centrífugo. Mais fluxo e cabeça menos cara.
  • Periférico. Para mais altura mas menos fluxo

Diferença entre bomba e motobomba
Digamos aproximadamente, que a bomba de água depende de uma ligação eléctrica, isto não deixa fumo ou poluentes e a sua ligação é através de um cabo dispendioso ou à tomada eléctrica, há também baterias que podem dar uma energia extra, é de notar que o ruído é admissível, o que não é irritante.

História da bomba de água

Sabia que existem bombas de água desde o ano de três mil a.C.? Sim, as primeiras bombas de água foram construídas com rodas e rampas de água e utilizaram animais para lhes dar a energia necessária para mover as rodas.

Dada a importância do líquido vital para a humanidade e como a população tem vindo a aumentar, tornou-se necessário conceber formas de transporte de água a partir de grandes reservatórios onde foi encontrado para a levar para locais onde era necessária, graças a estas antigas bombas de água.

As melhores bomba de agua

Pontuação!
[Total: 1 de: 4]

O que você acha?

Por José

Profissão carpinteiro de cofragem, o motivo de criar este sito foi para partilhar experiências vividas assim como encontrar ferramentas de qualidade para este setor da construção civil. Ajudamos a encontrar trabalho de cofrador para Lisboa, Porto, Portugal e Estrangeiro. Deixe um comentário do que lhe apetecer falar. Obrigado e bom trabalho!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Como tirar uma esquadria com fita métrica

Balizas e como tirar uma esquadria com fita métrica