no

O que significa a palavra cofragem?

As cofragens são elementos auxiliares destinados à moldagem “in situ” de betão, tendo como missão conter e suportar o betão fresco até que endureça, sem sofrer recalques ou deformações, dando-lhe a forma desejada. Quando, em vez de trabalhos “in situ”, se trata de um pré-fabrico em oficina, a cofragem chama-se formas. Portanto, as cofragens são estruturas temporárias, carregadas por algumas horas durante a colocação do betão e, em poucos dias, são desmontadas para posterior reutilização.

Cofragem

Ao longo do tempo, os sistemas construtivos a evoluir, criando  e melhores tecnologias que permitem poupar tempo, dinheiro e dar um ótimo acabamento. Em termos de sistemas de cofragem, estes evoluíram notoriamente, existe o tipo de cofragem de madeira que é um dos mais utilizados e mais conhecidos nas obras de construção civil, e embora não seja um método que exija a mais alta tecnologia, é um dos mais aplicados e conhecidos, que vai finalmente dar o mesmo propósito estrutural, conter a armadura e o betão durante o processo, isso é conseguido graças às propriedades, pois permite a criação de inúmeros elementos de diferentes tamanhos.

Todos eles para fins estruturais ou arquitetónicos. Vale ressaltar que para a fabricação de uma cofragem é necessário ter a madeira apropriada para esta aplicação e dar-lhe um suporte correto.

As cofragens são, na verdade, formas feitas com tábuas ou chapas metálicas, preenchendo uma moldura previamente preparada com chapas para o betão. Terminado o tempo de betonagem, a armação é desmontada e fica um bloco compacto.

As técnicas de cofragem permitem dar várias formas ao betão, lajes como degraus, pisos, pilares, vigas, entre outros.

Quais são os tipos de madeira mais utilizados atualmente para fazer cofragens?

Em primeiro lugar, tábuas, pranchas e ripas. Que costumam ter dimensões entre 2.000 e 2.500 mm, espessura de 27 mm e largura variável. São madeiras serradas que proporcionam alta resistência.

Em segundo lugar, as placas sólidas coladas nas bordas para cofragem. Costumam ser os mais utilizados atualmente, pois permitem resultados de sucesso graças à sua textura lisa, leveza e excelente resistência.

Pontuação!
[Total: 0 de: 0]

O que você acha?

Por José

Profissão carpinteiro de cofragem, o motivo de criar este sito foi para partilhar experiências vividas assim como encontrar ferramentas de qualidade para este setor da construção civil. Ajudamos a encontrar trabalho de cofrador para Lisboa, Porto, Portugal e Estrangeiro. Deixe um comentário do que lhe apetecer falar. Obrigado e bom trabalho!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

O que faz um carpinteiro cofragem em Espanha?

O que é necessário para fazer cofragem