no ,

O que faz um carpinteiro de cofragem? Passo a passo! Mini curso da teoria!

Um carpinteiro de cofragem é um tipo de especialista qualificado, na construção civil de cofragens que atua como um molde no qual o betão pode ser derramado e suportado até puxar dita massa “endurecer”.

Alguns tipos de cofragem metálica:

cofragem de murros cofragem pilares
O próximo exemplo é tradicional com madeira chamado carpinteiro de tosco trabalha com vários tipos de cofragem para criar um molde utilizável antes do início de qualquer processo de betonagem como é claro se não da asneira!

Cofragem de madeira

pilares em madeira_tosco_tradicional
O carpinteiro de cofragem também executa no processo da betonagem e faz a respetiva vibração da massa “betão”.

VIBRADOR BETÃO
Uma vez que o betão esteja completamente endurecido, o carpinteiro será responsável por remover as peças chamado de “descofrar”. Deve limpar bem o material sem danificar para voltar a usar e dar o respetivo liquido chamado de: Descofrante isto se usa sempre antes de aplicar a cofragem mas tambem há que faça o serviço após ser descofrado e limpo o material. 

Descofrante
“Trabalho falso” refere-se a hastes, barras, braçadeiras e outros itens que são usados para fixar a cofragem no local. “Cofragem” refere-se a painéis que são construídos para atuar como moldes.

Um carpinteiro de cofragem pode trabalhar só com madeira, fala-se de tabuas de linha ou tri-capas vigas de madeiras, docas, etc…

painel-tricapa-de-cofragem

Ou ele pode trabalhar com as tais cofragem metálicas que são mais rápidas não a sua colocação.

Se tiver ambos materiais disponíveis, o carpinteiro de cofragem precisará fazer uma avaliação de um trabalho específico para determinar qual material apoiará mais adequadamente para realizar dito serviço!

O cofrador também precisará determinar em que ordem o betão deve ser derramado. Assim evitar pôr a carga toda no mesmo sitio até a cota nível predefinida se recomenda betonar por camadas e bem vibrado para não ficar ratos no resultado final.

Quando o processo de betonagem começa, o carpinteiro da cofragem:

Pode fazer ajustes nos taipais conforme necessário, embora geralmente as cofragem devam estar firmemente no lugar antes do início do processo de betonagem.

Depois que o betão for derramado, o carpinteiro precisará inspecionar as cofragem para garantir que eles estejam aprumados no caso de pilares de forma e adequadamente e não vazem betão.

Depois que o betão endurecer, o carpinteiro irá remover como se explicou em cima, limpá-los e prepará-los para o transporte com gruas operadas por gruistas, manobrados com carta ou outras máquinas de carga!  >>Aqui explicamos como tirar dita carta!

Às vezes, os painéis de cofragem devem ser descartados porque não são mais utilizáveis, podem estar empenados, o carpinteiro precisará fazer uma análise completa de cada painel para garantir que ainda seja utilizável.

É necessária educação formal para se tornar um carpinteiro de cofragem,

Embora que o candidato ideal tenha pelo menos conhecimento de medir, saber fazer cortes com precisos como maquina de cortar madeira.

Saber aprumar, nivelar, tirar esquadrias com esquadro ou com fita métrica. >>Aprende aqui como se faz!

Ter ideias de conhecimento da força pela física que faz o betão, principalmente quando se cofra com madeira, já que o metálico isso bem calculado por engenheiros.

Normalmente, o treino no trabalho é suficiente, embora algumas escolas profissionais ou profissionais ofereçam cursos sobre carpintaria de cofragem.

Ter gosto e ser dinâmico sempre pensando na segurança visto que é uma profissão de risco devido a distintas alturas de nível e muitos ferros ao alto. Deve manter sempre o local limpo e arrumado!

Muita sorte e boas marteladas!!

Pontuação!
[Total: 4 de: 4]

O que você acha?

Por José

Profissão carpinteiro de cofragem, o motivo de criar este sito foi para partilhar experiências vividas assim como encontrar ferramentas de qualidade para este setor da construção civil. Ajudamos a encontrar trabalho de cofrador para Lisboa, Porto, Portugal e Estrangeiro. Deixe um comentário do que lhe apetecer falar. Obrigado e bom trabalho!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Simulador de compensação por cessação de contrato de trabalho (ACT)

Que pode a inteligência artificial automatizar na construção civil?