no

Balizas e como tirar uma esquadria com fita métrica

Como Calcular de qualquer media e sacar a esquadria.

Calculadora de Hipotenusa

Cateto 1:
Cateto 2:

Hipotenusa:

Forma Manual: Criamos umas balizas para conseguir alinhamentos com bastante precisão e como tirar uma esquadria com fita métrica. Forma Automática: Esta por ter a ajuda de máquina, “laser”, medidor etc. Com um topógrafo e conseguimos uma esquadria ou medição muito exata. Aqui neste post nos vamos concentrar em fazer tudo de forma artesanal, ou seja, sem máquinas com ferramentas feitas na obra ou ferramentas de mão. A primeira que apresenta, os como pode observar na fotografia mede 60 cm logo 80 cm e na diagonal tem de dar 1 metro, assim conseguimos uma esquadria prefeita nesta pequena área.

Como tirar uma esquadria com fita métricaComo tirar uma esquadria com fita métrica

Aqui nesta imagem precisamos de uma esquadria grande então medimos 3 metros no outro lado 4 metros e tem de nos para 5 metros na diagonal que é a esquadria. Esta é necessária para trabalhos de escala maior para não nos fugir a esquadria já que as medidas pequenas, é fácil que começa a dar diferencia. Para trabalhos de área grande recomendamos esta.

Como tirar uma esquadria com fita métrica

Outra medida muito usada na construção civil para obter esquadria mediana é medir 90 cm por 1,20 cm e tem de dar 1,50 cm na diagonal. Recomendamos esta para trabalho de área média.

Como tirar uma esquadria com fita métrica

Com ajuda de um esquadro conseguimos marcar a meia esquadria como se pode ver na foto em baixo:

Como fazer meia esquadria

Sem esquadro podemos cortar uma tábua nova em forma de quadrado (deve ter a mesma medida em ambos lados) onde sabemos que esta a esquadria e logo cortar na diagonal como vemos na próxima imagem. Eu usei uma 30 cm por 30 cm e cortei na diagonal que fica como forma de triângulo.

E já podemos tirar meia esquadria a 45 graus!

Esquadro o que é?

Esquadro é um instrumento de medição utilizado para garantir que duas linhas ou superfícies estão alinhadas e formam um ângulo reto. É composto por um quadrado de madeira ou metal usado na construção civil e útil para carpinteiros de cofragem. Sim, é isso mesmo. Composto por um quadrado de madeira ou metal com uma régua graduada fixada a ele, e é muito útil em qualquer ocasião para garantir que as peças sejam cortadas e fixadas de maneira precisa. É importante utilizar um esquadro para garantir que as peças se encaixem perfeitamente e formem ângulos retos, o que é essencial para a estrutura de qualquer projeto de construção.

o que é esquadro

Pontuação!
[Total: 3 de: 4.7]

O que você acha?

Por José

Profissão carpinteiro de cofragem, o motivo de criar este sito foi para partilhar experiências vividas assim como encontrar ferramentas de qualidade para este setor da construção civil. Ajudamos a encontrar trabalho de cofrador para Lisboa, Porto, Portugal e Estrangeiro. Deixe um comentário do que lhe apetecer falar. Obrigado e bom trabalho!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Tipos de bombas agua e características

Segurança construção civil – Planeamento, organização e coordenação, higiene e saúde